PCN Plano de Continuidade de Negócios. O que é? Por que eu deveria ter um?
IMPORTANTE – Post Atualizado em 28/03/2020.
Fala Galera,
Com os últimos acontecimentos na cidade de Campinas-SP no dia 26/01/2017 e agora em 03/2020 eu resolvi falar sobre um tema muito importante e que um grande número de empresas acaba deixando passar despercebido.
O PCN Plano de Continuidade de Negócios. Sua empresa possui um plano?
Bom, no último dia 26/01/2017 a bruxa estava solta em Campinas, cidade do interior de São Paulo onde aconteceu dois desastres.
A Primeira empresa:
O primeiro caso aconteceu com a empresa Doidão Auto Peças situada na Cidade de Campinas – SP, fundada em 1993. A empresa trabalhava com peças e acessórios para automóveis, empresa muito conhecida na cidade e região.
O desastre:
Por volta das 12h (meio dia) do dia 26/01/2017 iniciou um incêndio no estoque da empresa Doidão Auto Peças no qual acabou atingindo todo um quarteirão. Uma empresa com 24 anos de história, queimada em poucos minutos.
A segunda Empresa:
Empresa fabricante de componentes eletrônicos situada na cidade de Campinas interior de São Paulo, fundada em 1985. Uma empresa de 32 anos com uma média de 60 colaboradores.
O desastre:
Uma chuva forte por volta das 11h20 do dia 26/01/2017 causou inúmeros prejuízos na cidade de Campinas – SP, a empresa foi uma das mais prejudicadas. O barracão com cerca de mil metros quadrados não resistiu e veio ao chão. Segundo matéria do G1 a empresa teve um prejuízo calculado em 7 milhões de reais.
COVID-19 ou popularmente conhecido Coronavírus:
A pandemia do coronavírus que iniciou na China reportado em 31/12/2019 e no Brasil o primeiro caso em 26/02/2020, já se espalhou pelo planeta terra completamente devido o seu poder e facilidade de transmissão.
Com isso milhares de empresas precisaram fechar por tempo indeterminado, a medida foi tomada para diminuir ou postergar a transmissão.
Quarentena:
Alguns países e estados no Brasil aderiram à chamada quarentena, A ordem era: lavem as mãos e fiquem em casa.
O desastre:
Muitos países dentre eles o Brasil começaram a sofrer um grande impacto econômico onde pequenas, médias e grandes empresas começaram a parar, se não 100% um boa parte delas, algumas empresas se estruturadas poderiam continuar ou deixar em funcionamento áreas e processos importantes funcionando normalmente e ai que entra o PCN.
O PCN Plano de continuidade de Negócios:
Apesar dessas tristes notícias, elas servem como exemplo. Essas empresas podem até possuir um Seguro que venha a cobrir esses prejuízos materiais, mas e o negócio?
Em primeiro lugar, quero deixar claro que não estou aqui para ensinar ninguém como a fazer um plano, quero sim colocar uma interrogação na cabeça de vocês e até mesmo relembrar da importância do PCN.
O PCN Plano de continuidade de Negócios ou Business Continuity Plan é estabelecido pela norma ABNT NBR 15999 e é desenvolvido para momentos de crise, desastres e outros, afim de garantir que os serviços essenciais sejam devidamente identificados e preservados após uma ocorrência.
A estrutura do PCN Plano de Continuidade de Negócios:
Plano de Contingência (Emergência): deve ser utilizado em último caso, quando todas as prevenções tiverem falhado. Define as necessidades e ações mais imediatas.
PAC – Plano de Administração ou Gerenciamento de Crises: define funções e responsabilidades das equipes envolvidas com o acionamento das ações de contingência, antes durante e após a ocorrência.
PRD – Plano de Recuperação de Desastres: determina o planejamento para que, uma vez controlada a contingência e passada a crise, a empresa retome seus níveis originais de operação.
PCO – Plano de Continuidade Operacional: seu objetivo é restabelecer o funcionamento dos principais ativos que suportam as operações de uma empresa, reduzindo o tempo de queda e os impactos provocados por um eventual incidente. Um exemplo simples é a queda de conexão à internet.
É importante falar que esse plano pode sofrer manutenção e atualizações ao decorrer do tempo, muitas empresas deixam esse detalhe passar, sofrem mudanças em processos, pessoas e sistemas e o PCN Plano de Continuidade de Negócios não é atualizado.
Como a Tecnologia pode ajudar?
A tecnologia é um ponto importante dentro de um PCN Plano de Continuidade de Negócios, mesmo a empresa tendo condições financeiras para continuar o seu negócio a mesma precisa do bem mais precioso de uma organização, a informação.
Para isso é importante ter um plano bem organizado e identificar as reais necessidades e tecnológicas.
- Equipamentos
- Comunicação
- Sistemas
Primeiro e Segundo Caso (Incêndio e desastre natural- chuva):
E quanto custa ter isso tudo em dobro (DR)? Pensando que precisaríamos de um Site de Contingência com toda infraestrutura de tecnologia. Dificilmente uma pequena e média empresa poderia implementar um ambiente desse nível.
Muitos ainda pensam “eu nunca vou precisar de algo parecido, afinal o Brasil não é um país que costuma sofrer desastres naturais”, o que já ajuda bastante.
Mas no caso de um incêndio?
Solução ou parte dela: Computação em Nuvem.
Hoje as pequenas e médias empresas já podem contar com esse tipo de tecnologia a um preço muito mais atrativo comparado a implementação de um Site de Contingência próprio (DR).
Pensando agora em algo mais simples e não menos importante, é a questão do backup das suas informações. Como é tratado esse processo? Onde é efetuado esse backup? Disco, fita, pen drive?
Onde fica guardado esse Backup? No mesmo prédio? Já pensou no backup em Nuvem?
Isso foi apenas uma provocação!
Assista: Vídeo sobre Backup no Microsoft Azure.
Pandemia:
Já no caso da pandemia se muitas das empresas pudessem contar com uma solução de Nuvem o impacto poderia ser zero ou em proporções menores, temos hoje ótimas soluções disponíveis em 3 dos principais provedores de Public Cloud: Microsoft Azure, Amazon Web Services e Google Cloud.
Soluções essas que podem proporcionar uma operação 100% remota seja lá o lugar que você e seus colaboradores estiver, soluções como E-mail, Desktop Virtual e até PABX Virtual.
Pessol, meu ambiente está todo local / On premises, e ai?
VPN:
Tendo em vista que seu ambiente é todo local você poderia pensar em soluções de VPN o que poderia te ajudar muito, para pequenas e médias empresas eu costumo recomendar uma solução Open Source muito bacana o pfSense que é um firewall mas também pode entregar soluções para acesso remoto, aqui no blog temos vários conteúdos sobre essa solução.
Desktop Virtual:
Uma outra necessidade que você possa ter é do Desktop Virtual, uma solução bastante conhecida é o CITRIX e até mesmo o RDS da Microsoft.
Vale lembrar que já existe serviços de Área de trabalho remota na Nuvem que pode ser também uma extensão do seu ambiente on-premises, soluções essas como o Amazon Wokspace e WVD no Microsft Azure.
Escrevi esse artigo para tentar ajudar as pequenas e médias empresas a relembrar da importância do PCN Plano de Continuidade de Negócios que está na gaveta ou muitas vezes nem existe.
Quero agradecer ao Gian Carlo Cesarini pela colaboração e revisão do post, muito obrigado!!!
Um forte Abraço e até a próxima!
[];
Atualmente atua como Architecture Manager pela Atos Brasil, entusiasta Microsoft, FreeBSD e Debian, com mais de 20 anos de experiência em infraestrutura de T.I com ambientes heterogêneos, possuí o título de Microsoft Certified Trainer, AWS Community Builder, FinOps Member Foundation, Membro do comitê público do IDCIBER e especialista em segurança de perímetro, tendo atuado com soluções como Isa Server, iptables, IPFW, Cisco ASA, SonicWall, Fortigate, pfSense e soluções de Web Application Firewall.
Muito bem lembrado Pessol. Asm maioria das empresas e até seus técnicos esqiecem de algo tão importante.
Obrigado pelo comentário amigo, forte abraço!